A evolução da democracia
Transição política em Portugal
Este trabalho insere-se no concurso de História para jovens, promovido pelo EUROSTORY e tem como tema “Transição política”. Pretende-se uma perspetiva local sobre as transições políticas que transformaram as regras e mecanismos de participação dos cidadãos e que ocorreram em muitos países a partir da década de 1970. Com estes processos de passagem de regimes autoritários para as democracias atuais seguiram-se mudanças de valores e normas sociais em instituições que já existiam e outras de nova criação. Para a nossa perspetiva de trabalho, os protagonistas do 25 de Abril de 1974, os acontecimentos do processo revolucionário que lhe seguiu, os testemunhos reais de quem viveu nessa época, são de grande importância.
Partilhamos a nossa homenagem a Zeca Afonso, um dos símbolos do 25 de Abril de 1974. Ficará sempre na memória como um grande humanista e pensador.
"Embalar" de Zeca Afonso pelo Coro da Câmara Luís Costa do Conservatório de Música de Barcelos.
Alunos das Classes dos Professores Maria João Matos, Joana Ribeiro e João Mesquita.
O nosso agradecimento ao CMB e aos professores responsáveis pela cedência do vídeo.
Não poderíamos deixar de partilhar uma homenagem, neste contexto de pandemia, a todos os profissionais que arriscaram a sua vida para salvar os que mais precisavam. A sua coragem e sentido de missão reflete um dos verdadeiros valores de uma democracia, a "Fraternidade". Esta é uma reflexão sobre as "várias formas de “escravidão” a que esta pandemia nos obrigou, na esperança que tudo fique bem de novo". Esta pandemia veio trazer ao de cima as fragilidades dos sistemas políticos e económicos atuais, seja qual for o seu espectro político. Fica evidente repensar os apoios à população e como fazer face a outros problemas como as mudanças climáticas.
O título convida à reflexão.
“Va pensiero” (Coro dos escravos) de G. Verdi.
Vídeo realizado pelo Coro Galtom e Coro da Câmara Luís Costa do Conservatório de Música de Barcelos,. Alunos da Classe das Professoras Maria João matos e Joana Ribeiro.